Cursos preparatorios para testes | Preparaçao de testes

Cursos Preparatórios para Testes

TOEFL ® (Exame de Inglês como Idioma Estrangeiro)

Este exame de proficiência em inglês é reconhecido no mundo inteiro por universidades e empresas como comprovação de fluência em inglês. Também é pré-requisito para matrícula de alunos internacionais na maioria das faculdades e universidades americanas. Muitas empresas
aceitam o resultado do TOEFL como prova do seus conhecimentos de inglês. Nós o ajudaremos a matricular-se no exame TOEFL oficial no final do curso.

Recomendamos a preparação deste teste em escolas de EUA ou CANADA.

IELTS (International English Language Testing System)

Se você está procurando uma certificação internacional, reconhecida mundialmente como a maneira mais eficiente de comprovar seus conhecimentos em língua inglesa, então o seu teste é o IELTS! Se você pretende iniciar um curso no exterior, saiba que o IELTS é aceito em todas as instituições do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, além de também ser aceito nos Estados Unidos, Canadá e outros países de língua inglesa. Além de ser um teste de acesso à instituições de ensino, o IELTS é também exigido em processos de visto para estudante e/ou imigração pelos Governos da Austrália, Nova Zelândia e Canadá. No último ano, 215.000 pessoas no mundo todo fizeram o IELTS. Isto representa 51% de crescimento sobre o ano anterior. A projeção é de que mais de 300.000 candidatos façam o teste este ano.
Recomendamos   INGLATERRA - ESCÓCIA - IRLANDA

Artigo relecionado:
EXAMES DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS

por
Ricardo Schütz, http://www.sk.com.br

Existem vários exames de avaliação de proficiência em inglês daqueles que o falam não como língua mãe. Quatro deles são de grande abrangência e reconhecimento internacional: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), pronunciado /towfl/, o TOEIC (Test of English for International Communication), pronunciado /‘towIk/, o IELTS (International English Language Testing System), pronunciado /‘ayelts/, e o CPE (Cambridge Proficiency in English).

O TOEFL e o TOEIC são os dois exames norte-americanos mais conhecidos. O TOEFL é administrado pelo Educational Testing Service (New Jersey) e o TOEIC por uma subsidiária deste. O TOEFL tem como objetivo principal avaliar o inglês de quem pretende ingressar em universidade dos Estados Unidos ou Canadá, portanto, com vocabulário e textos mais voltados a temas acadêmicos, ao passo que o TOEIC, criado posteriormente, se propõe a ser mais direcionado àqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. No Brasil, o exame norte-americano Michigan também é conhecido, não tendo entretanto o mesmo reconhecimento no plano internacional.

O IELTS e o CPE são os dois exames britânicos mais conhecidos. O IELTS tem um objetivo semelhante ao TOEFL porém é de responsabilidade da University of Cambridge Local Examinations Syndicate (UCLES), um departamento da University of Cambridge (UK), em conjunto com o British Council, e predomina na Inglaterra, demais países do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

O CPE é o mais avançado de um conjunto de 5 exames criados para avaliar diferentes níveis de proficiência em inglês, também de responsabilidade do UCLES. Embora o CPE também sirva para comprovar proficiência em inglês de candidatos a cursos superiores no Reino Unido, seu objetivo é mais genérico, procurado muito na Europa por aqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. A série completa de exames é:

KET (Key English Test) – Cambridge Level One
PET (Preliminary English Test) – Cambridge Level Two
FCE (First Certificate in English) – Cambridge Level Three
CAE (Certificate in Advanced English) – Cambridge Level Four
CPE (Certificate of Proficiency in English) – Cambridge Level Five

Outros exames britânicos menos conhecidos são:

Assessment and Qualifications Alliance (AQA) (formally AEB & NEAB)
Cambridge ESOL English Speaking Board International Ltd (ESB)
Institute of Linguistics
The International English Language Testing System (IELTS)
London Chamber of Commerce and Industry (LCCIEB)
London Examinations – Edexcel International
Pitman Qualifications
Trinity College London

Também no Candá existe um sistema de avaliação de proficiência em inglês:

Canadian Language Benchmarks (CLB)

O TOEFL é oferecido em 180 países, podendo ser feito a qualquer momento, enquanto que o CPE é oferecido apenas duas vezes por ano. O IELTS é oferecido em 105 países, também todos os meses, dependendo da cidade. Aproximadamente 800 mil pessoas fazem o TOEFL a cada ano e mais de 4.400 instituições de ensino superior nos Estados Unidos e no Canadá exigem o TOEFL de estudantes internacionais. 46,000 pessoas fizeram o IELTS em 1996. Em relação ao TOEFL, um número significativamente menor de pessoas fazem o CPE. O CPE, assim como o IELTS, é requisito para admissão a universidades britânicas, embora algumas delas também aceitem o TOEFL. Todos, portanto, têm orientação acadêmica, sendo que no IELTS o aluno pode optar por um exame com orientação geral, isto é, não com vistas a estudos acadêmicos.

O TOEFL e o IELTS não são exames em que o aluno passa ou não passa, ao passo que o CPE é, possuindo 3 passing grades: A, B e C. O TOEFL é atualmente oferecido em duas forma: computer-based e paper-based. O paper-based TOEFL confere um escore que varia de 0 a 670, enquanto que o computer-based confere um escore de 0 a 300. Ambos têm validade de apenas 2 anos. Isto faz sentido, uma vez que a habilidade em língua estrangeira pode se alterar significativamente num período de dois anos. O IELTS confere um escore de 0 a 9.

O TOEFL é um teste de escolha múltipla dividido em três partes: Listening Comprehension, Structure and Written Expression, e Vocabulary and Reading Comprehension. As três partes têm peso igual. O paper-based TOEFL pode ser complementado pelo TWE (Test of Written English) e pelo TSE (Test of Spoken English). O computer-based TOEFL já inclui automaticamente o TWE. No Brasil, o TOEFL é normalmente ministrado pelos centros ou institutos biculturais brasileiros norte-americanos. Veja abaixo uma lista desses institutos no Brasil:

O preço do computer-based é atualmente 130 dólares. Duração aproximada do TOEFL (não incluindo o TSE): 3 horas e meia.

O TOEIC é composto de 2 partes: Listening e Reading, tem duração de 2 horas e pode ser feito nos mesmos institutos biculturais que aplicam o TOEFL como também em muitos dos cursos de inglês espalhados pelo Brasil. Veja TOEIC test centers in Brazil.

O IELTS é composto de 4 partes: Listening, Reading, Writing e Speaking, e tem uma duração aproximada de 3 horas e é ministrado no Brasil pelas unidades do British Council e pelas escolas Cultura Inglesa. Veja IELTS Centers in Brazil.

O CPE é composto de 5 partes: Reading, Writing, Listening, Speaking e Structural Competence. Listening tem 12% de peso e as outras secções 22%. Duração: 5 a 6 horas. É ministrado no Brasil pela Cultura Inglesa.

O TOEFL, o TOEIC e o IELTS predeterminam um prazo de validade de 2 anos. Embora o CPE e o ECPE não especifiquem um prazo de validade, é sabido que habilidades com línguas estrangeiras podem se alterar com o tempo.


PRINCIPAIS EXAMES DE PROFICIÊNCIA EM RESUMO

OBS: Em 2005, a ETS apresentará o teste TOEFL da Próxima Geração, o qual substituirá o teste TOEFL atual. Este novo TOEFL avaliará também o speaking. Por exemplo, um aluno deverá ler uma história e comentar sobre ela. INSTITUTIONAL TOEFL (ITP)É importante não confundir o TOEFL com o Institutional TOEFL. Institutional TOEFL é uma versão do paper-based TOEFL vendida a organizações para avaliar a proficiência em inglês de seus funcionários e/ou alunos. É de uso interno apenas e não tem nenhum reconhecimento fora da organização. Pre-TOEFLO Pre-TOEFL é outro pacote de testes de uso exclusivamente interno em escolas e empresas. O Pre-TOEFL é voltado à avaliação de alunos principiantes.

 


Tabela comparativa de resultados entre as versões antiga (Paper-Based) e nova (Computer-Based) do TOEFL, o TOEIC e os exames da Universidade de Cambridge:
(Table of score correlations for the TOEFL, TOEIC, IELTS and CPE) 
Preparaçao  de testes
IELTS Level Descriptions
9 – EXPERT USERHas fully operational command of the language: appropriate, accurate and fluent with complete understanding. Equivalent to a well-educated native speaker.
8 – VERY GOOD USERHas fully operational command of the language with only occasional unsystematic inaccuracies and inappropriacies. Misunderstandings may occur in unfamiliar situations. Handles complex detailed argumentation well.
7 – GOOD USERHas operational command of the language, though with occasional inaccuracies and inappropriacies and misunderstandings in some situations. Generally handles complex language well and understands detailed reasoning.
6 – COMPETENT USERHas generally effective command of the language despite some inaccuracies, inappropriacies and misunderstandings. Can use and understand fairly complex language, particularly in familiar situations.
5 – MODEST USERHas partial command of the language, coping with overall meaning in most situations, though is likely to make many mistakes. Should be able to handle basic communication in own field.
4 – LIMITED USERBasic competence is limited to familiar situations. Has frequent problems in understanding and expression. Is not able to use complex language.
3 – EXTREMELY LIMITED USERConveys and understands only general meaning in very familiar situations. Frequent breakdowns in communication occur.
2 – INTERMITTENT USERNo real communication is possible except for the most basic information using isolated words or short formulae in familiar situations and to meet immediate needs. Has great difficulty understanding spoken and written English.
1 – NON USEREssentially has no ability to use the language beyond possibly a few isolated words.
Esta correlação entre os escores dos diferentes exames de avaliação de proficiência mostrada na tabela acima é aproximada. Devido à complexidade inerente a habilidades lingüísticas e aos diferentes formatos de cada exame, bem como aos seus diferentes critérios de avaliação e às suas diferentes ênfases, torna-se quase impossível estabelecer uma correlação exata.
This relationship between the scores in the proficiency evaluation exams shown in the chart above is estimated. Due to the inherent complexity of linguistic abilities and the different style, the different criteria of evaluation and the different emphasis of each exam, it is nearly impossible to establish an exact correlation.

 


O que é que significa um escore TOEFL (paper-based) de 600 a 640, um escore IELTS de 7.5 a 8.5, ou um Certificate of Proficiency in English (CPE)?

Mais ou menos o seguinte: Entende claramente e com detalhes comentários de rádio e televisão, mesmo os de natureza técnica. Expressa-se confortavelmente em inglês, mesmo perante grupos de estrangeiros. Embora consiga as vezes fazer-se passar por native speaker, é normalmente traído por um leve sotaque. Algumas idéias são colocadas com mais facilidade do que em português. Consegue facilmente impor pontos de vista. Possui plena competência cultural, além de lingüística, sentindo-se à vontade na presença de estrangeiros. Acompanha o native speaker no seu senso de humor. Demonstra limitações apenas em situações estressantes. Domina a maioria das expressões idiomáticas. Em sua área de especialização dispõe de mais vocabulário que o native speaker e, dependendo do grau de escolaridade deste último, pode suplantá-lo na forma de se expressar. Entende em todos os detalhes textos, mesmo de natureza técnica. Redação clara, precisa, isenta de interferência do português e de erros gramaticais.


Como preparar-se para exames de proficiência

Todos esses exames são unicamente testes de avaliação de proficiência; não são certificados de capacitação profissional. Se propõem apenas a tirar um retrato, o mais fiel possível, da habilidade da pessoa no momento em que esta se submete ao exame.

Nenhum dos exames de proficiência mede conhecimento gramatical, mas sim habilidade prática geral. Isto é, o candidato não precisa responder perguntas do tipo “O que é voz passiva? Dê um exemplo.” ou “Como se constroi o perfect tense?” Os exames medem apenas a habilidade funcional, a capacidade comunicativa, o grau de familiaridade do candidato com as formas corretas da língua. Quem fala, lê e escreve com facilidade, mesmo sem conhecer regras gramaticais, alcança uma boa pontuação. Portanto, o melhor preparo para exames de proficiência é simplesmente desenvolver familiaridade com o inglês nas suas formas oral e escrita.

No caso específico do TOEFL, algumas escolas oferecem um teste simulado que permite ao aluno conhecer o formato do exame e ter uma estimativa do provável escore que poderá alcançar. Isto entretanto não é muito necessário, uma vez que o próprio boletim do TOEFL, que o aluno pode obter gratuitamente em um dos centros onde o TOEFL é aplicado ou pela Internet <http://www.toefl.com/>, já apresenta modelos de questões que permitem ao aluno se preparar. Livrarias especializadas em materiais para ensino de inglês também oferecem uma variedade de livros preparatórios para o TOEFL, acompanhados de CD de áudio, com dezenas de testes simulados que qualquer um pode se auto aplicar.

A administração inteligente do tempo é um aspecto que pode se traduzir num numa melhor pontuação no TOEFL. No teste de listening comprehension, por exemplo, é comum o candidato, sob tensão por querer se esforçar ao máximo para obter a melhor pontuação possível, colocar demasiada atenção na resposta ao primeiro trecho gravado que ouve e não prestar atenção ao seguinte e assim por diante. Já no teste de structure and written expression, não perca tempo tentando lembrar-se de regras gramaticais; siga sua intuição e seus ouvidos. Para quem tem boa familiaridade com o inglês bem falado e bem redigido, não há normalmente dificuldade de tempo. Na parte de reading comprehension, mesmo para o aluno avançado, pode haver falta de tempo. A leitura dos textos deve ser feita com atenção máxima. Não precisa ser dinâmica, mas não há tempo para se ler mais de uma ou duas vezes o mesmo texto. Na redação, é importante disciplinar o pensamento e colocar a idéia de forma clara e objetiva.


Fonte: Ricardo Schütz, http://www.sk.com.br

Consulte as escolas que fazem oferecem preparação de testes

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Publicado em Interes Geral Marcado com: , , , , ,